sábado, 7 de dezembro de 2013

Apos este ensaios começamos a sentir a falta de violões eletricos e guitarras em nossa cidade e arredores não tinha nada disso então eu e o Abel resolvemos começar a fabricar alguma coisa , o Abel teve a ideia de adptarmos no rastilho dos violões uma capsula de ceramica de tocadiscos e ligar no radio aonde se ligava o toca discos.


E não é que a coisa funcionou , ai ja dava para ensaiarmos sentindo um som amplificado , mais o que nos chamava a atenção eram as guitarras que viamos em revistas estrangeiras adquiridas no porto.


Então com muita imaginação e usando em principio escalas de violão começamos a fabricar guitarras , os captadores conseguimos tambem nos navios com tripulantes que aqui aportavam.


A coisa se segue de tal maneira que logo começamos a tocar em festas jovens pois não tinha nenhum grupo de malucos fazendo o som que nós faziamos isto tudo no fim da decada de cinquenta e inicio de sessenta.


O nome do grupo no inicio era GUITARRAS DO TWIST depois passando a chamar-se THE JET ,e era composto por Abel guitarra solo,Marcos violão base,Ricardo guitarra base,Jose Bateria ,Bide contrabaixo(não funcionava,era só para cumprir contrato), e tinhamos diversos dançarinos de Twist ja que era uma dança nova e a maioria dos jovens não sabiam dançar.


Com este grupo animamos diversos aniversarios e principalmente o Clube União Fabril ,durante comemorações de seus cinquenta anos(eu acho).


No fim de 1961 terminamos este grupo seguindo destinos diferentes, meu amigo João tinha voltado a vida normal e passamos a tocar juntos , eu então resolvi comprar uma clarineta de 13 chaves.


Tinha na cidade uma loja de maquinas de costura e o proprietario Sr.Duran ele era um frances grande apreciador de musica e vendia instrumentos usados franceses com Brevete de Securite (segundo ele o governo frances garantia a qualidade dos instrumentos ?) com este clarinete começamos a ensaiar mas as dificuldades eram tremendas por desconhecimento total do manejo do mesmo.


Dei um tempo no clarinete e voltei para o contra baixo(rabecão) , comprei um que deveria ter dentro dele mais de mil baratas , foi um sacrificio para liguidar com elas, mais conseguimos (eu e o joão) , ai começamos a ensaiar ele de piano e eu de baixo, dava para enganar a torcida , assim sendo começamos nos fins de semana a tocar em POA, nos divertiamos e ganhamos algum dinheiro , tocando com musicos de primeira linha da capital, no local que tocavamos tinha um baixista muito bom que ja tinha na epoca um contrabaixo eletrico importado e com cordas de prata, ele me emprestava para dar uma ganja, e nos curtiamos muito.


Nenhum comentário: