sábado, 7 de dezembro de 2013

MINHA VIDA MUSICAL

Iniciei muito sedo ainda criança tentando tocar um cavaquinho que meu pai tinha me dado.Achei um instrumento muito dificil e logo desisti, passei então para o violão e logo comecei a tocar o solo de algumas musicas , meu pai vendo o meu esforço resolveu me colocar em um professor particular de violão.





Era um espanhol fugitivo do" Generalissimo" que tinha dado com os costados por aqui na citi, e era funcionario de um café central na Marechal Floriano e tinha ficado amigo de meu pai .Dai comecei a frequentar as aulas do Sr Adolfo, as dificuldades eram grandes e ele passava os exercicios no verso de papeis de maço de cigarro, isso tudo por volta de 1956 .








Em nossa zona era muito dificil de se aprender a tocar um instrumento pois as informações eram muito poucas, assim sendo o Sr Adolfo era a salvação , ele tinha vindo da Europa a pouco e trazia uma novidade que custamos (ja tinha mais alunos) a assimilar , era o cifrado e a tablatura, assim estudando com ele consegui tocar alguns fundamentos de classicos espanhois e flamengos .












Passado um tempo fui estudar no Ginasio Lemos Junior ,lá conheci um amigo que gostava muito de musica , então nossos papos giravam em torno disso , o jovem por si só esta sempre tentando inovar , e era o que faziamos , as Radios Comerciais que conseguiamos ouvir tocavam as musicas "Dor de Cotovelo" que não eram o nosso chão , então a noite ficavamos escutando as radios argentinas e uruguaias que na epoca já tocavam musicos internacionais.Imaginem a dificuldade de aprendermos uma musica que só ouviamos nas radios estrangeiras quando a propagação permitia.

















Com esta historia de musicas internacionais fui deixando de ir as aulas do Sr Adolfo, e me dedicando a tocar Contra Baixo , tendo em vista que o João meu amigo tocava piano.Ai o João adoeceu e teve um longo periodo sem poder sair de casa(na epoca era assim) , com isto ele se dedidou a tocar mais piano ainda, mais tudo de ouvido, os acordes eram inventados por ele de acordo com a sonoridade que necessitava.

A doença do João me fez tomar outro rumo musical , voltei para o violão e comecei a escutar a novidade Americana Rock ,tudo em radios estrangeiras, encontrei outro parceiro no entorno do Lemos Junior, que tocava e cantava Elvis Presley , era conhecido como o Elvis de Rio Grande, ele chamava-se Abel Quaresma , começamos a ensaiar em sua casa a tarde , baladas que tocavam na epoca.Como não tinhamos violões eletricos a coisa ficava muito dificil

Nenhum comentário: